Espaço do aluno:

Notícias

Quais as palavras que enriquecem uma redação dissertativa argumentativa?

@Fonte: Notícias Concursos

Quarta, 17 de junho de 2020

Aprenda quais são as melhores palavras e frases para começar uma redação dissertativa argumentativa

Dominar a arte da escrita é muito importante quando se deseja transmitir algo de forma clara e objetiva. Quando falamos de concursos, o desafio fica ainda maior. Percebemos que muitas pessoas acabam procurando palavras que enriquecem uma redação dissertativa argumentativa. Será que é apenas isso que é avaliado?

Usar palavras bonitas, mas soltas e sem nenhuma ligação, e pecar na construção e desenvolvimento da história é algo muito comum. É preciso primeiro aprender a fazer o básico, bem feito, para depois poder ampliar o vocabulário, tornando o texto de fácil compreensão e explorar bem a variedade do nosso idioma.

Durante a prova de um exame que envolva redação, existem algumas táticas que permitem você se destacar dos demais. Uma das técnicas mais usadas é a aplicação de palavras que enriquecem uma redação dissertativa argumentativa.

- O que é redação dissertativa argumentativa?

A redação dissertativa argumentativa é aquela dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão, na qual um ponto de vista é defendido com argumentos. Ela é escrita de forma impessoal, sem usar “eu” ou “nós” e os verbos conjugados nessas pessoas.

- Primeiras dicas para a elaboração da sua redação

É preciso ter em mente que, se você gosta de redação, aprofundar na leitura de diversas modalidades linguísticas será útil para ampliar sua capacidade de comunicação. Você verá diferentes formas de abordar uma mesma temática e terá facilidade na construção de redações.

Mas se o seu caso for realmente dificuldade em construir histórias, defender seus argumentos e concluir um pensamento… Bom, que tal fazer o básico? Vá direto ao ponto. Evite o uso de figuras de linguagem e tente fazer toda a comunicação de forma direta. Um texto simples e objetivo pode ser seu melhor aliado.

- Explore os sinônimos

Os sinônimos são sempre bem-vindos em uma redação. Isso porque, em vez de ficar repetindo a mesma palavra dezenas de vezes, é possível usar expressões diferentes que tem o mesmo significado.

Esse tipo de estratégia mostra que você conhece bem a língua portuguesa e sabe desenvolver um texto de forma dinâmica.

- Use adjetivos com moderação

Os adjetivos também são grandes aliados na hora de fazer a redação. Por meio deles, é possível descrever de maneira mais detalhada situações, fatos e objetivos.

Contudo, é preciso ter cuidado ao usar essas palavras. O excesso pode transmitir que você está apenas enrolando e que não há conteúdo relevante no texto.

Um grande exemplo disso é, ao desenvolver um artigo jornalístico esportivo, falar que uma atleta é bela, ruiva e alta, sem um contexto, mostra que você está apenas “enchendo linguiça”. Já, ao citar que ela é extremamente habilidosa com as duas pernas, consegue driblar os adversários com elegância, mostrará que você sabe bem como usar os adjetivos.

- Palavras de transição

Esses termos são usados para conectar frases, orações, expressões ou parágrafos. Basicamente, são eles que dão sentido à união, deixando o texto bem mais claro.

Além de melhorar a experiência do leitor, as palavras de transição demonstram um rico conhecimento sobre a língua portuguesa. Existem vários tipos de palavras de transição. Entre elas podemos citar:
- De acordo com
- Por outro lado
- Em síntese
- Antes de mais nada
- Sob o mesmo ponto de vista
- Ademais

- Palavras e frases para começar uma redação

Saiba como fazer uma boa introdução, que informe o que seu texto abordará e não que deixe o leitor confuso ou enganado. Vamos te ensinar quais frases clássicas podem ser usadas pra te ajudar a tirar uma boa nota.

- Comece sua redação com estilo

Faça alusão histórica ou citação filosófica e tome cuidado com as expressões que podem ser consideradas clichês, afinal é muito louvável ler uma redação que foge do que é comum, que foge do que todos já falam.

É importante saber relacionar acontecimentos como guerras, revoluções e conquistas de povos em contextos diferentes aos temas da atualidade.

Palavras clichês:
- Hoje em dia
- Atualmente
- No passado

Evite essas palavras, pois quase todos os concorrentes começam assim por falta de criatividade. Essas são palavras para não usar, confira abaixo as palavras para usar na redação.

- É bom usar palavras cultas na redação?

Sim e não. Tome cuidado, pois as palavras cultas não podem ficar fora de contexto na redação. Imagine só, um texto simples, correto, com um padrão normal e, de repente, uma palavra culta extravagante aparece e quebra a unidade da frase ou do contexto.

Elas podem ser utilizadas, mas muito bem encaixadas. Daremos exemplos adiante.

Neste artigo aprenda como citar nas redações fazendo analogia por meio de filósofos ou acontecimentos históricos. Uma boa comparação com outras áreas do conhecimento demonstra seu domínio da escrita e do tema.

13 expressões imparciais, dissertativas, para se usar numa redação:
- Observa-se que tal cenário é benéfico/maléfico…
- Observando um passado próximo, nota-se que…
- Com frequência, comenta-se que…
- Ao se averiguar … depreende-se…
- É conveniente recordar-se de que…
- É de suma/fundamental/crucial importância…
- Debate-se muito, correntemente, que…
- Segundo a historiografia, nota-se que…
- Ao contrário do que se pensa…
- Argumenta-se favoravelmente/contrariamente…
- Não obstante, é preciso…
- Dentre inúmeras razões, enumere-se…
- A pesquisa supracitada evidencia que…

Essas foram boas palavras para usar na redação, mas não para por aí. Seu vocabulário pode e deve melhorar bastante.

Algumas dessas expressões para redação podem ser usadas na introdução, outras no corpo do texto (desenvolvimento) e outras ainda, na conclusão. Faça bom proveito.

- Como melhorar o vocabulário para redação?

Agora que você já sabe quais as palavras que enriquecem uma redação dissertativa argumentativa, é muito importante ampliar o seu vocabulário. Para isso, é importante criar alguns hábitos, tais como:

- Aprenda uma nova palavra por dia

Aproveite que hoje é possível carregar um dicionário no smartphone e aprenda uma palavra nova a cada dia. Esse simples hábito fará com que o seu vocabulário enriqueça rapidamente.

Mas nada de ficar apenas no campo ideológico. Coloque estas novas expressões em seu cotidiano, seja em casa ou no trabalho. Depois de um mês você já perceberá mudanças no seu vocabulário.

- Leia dissertações, monografias e teses

Por fim, a última dica para aprender quais as palavras que enriquecem uma redação dissertativa argumentativa é ler trabalhos científicos em geral. Não precisa escolher uma área específica.

Na verdade, quanto mais temáticas melhor. Por isso, leia desde teses de medicina até artigos de comunicação. Dessa maneira, o seu vocabulário ficará bem diversificado e rico.

- Pesquisa e estatísticas

É recomendável citar pesquisas na sua redação para dar embasamento à sua argumentação. Mas tenha cuidado, a pesquisa precisa ser verdadeira e comprometida, séria.

Muitas delas revelam estatísticas, dados numéricos que apontam tendências que podem colaborar com o ponto de vista que você defenderá ou contestará.

- O argumento e os contrapontos

Outra dica valiosa para a sua redação é esta: demonstre uma visão global do assunto, elencando prós e contras.

Normalmente um parágrafo se dedica a evidenciar pontos positivos e outro a pontos negativos. Apenas cuidado para não se contradizer, mantenha a coesão e a coerência.

Estas são dicas para você incorporar em seu dia a dia e que vão deixar seu vocabulário mais elegante e sua aplicação no texto será de forma natural.