Espaço do aluno:

Notícias

Obras de grandes autores ganham versões gratuitas e inclusivas

@Fonte: Educa Mais Brasil

Quarta, 30 de setembro de 2020

Livros ganharam formato em libras, áudio, vídeo e legenda

A Secretaria de Estado dos Direitos de Pessoas com Deficiência (SEDPcD) disponibilizou obras famosas em diversos formatos, entre eles, libras, legendas, imagens e áudio. Ao todo, foram 13 obras adaptadas, que estão disponíveis no site oficial da secretaria.

O objetivo é trazer cada vez mais as experiências do mundo literário para pessoas com deficiência. Também participam da iniciativa o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e a ONG Mais Diferença. Para ter acesso aos livros, é necessário realizar um cadastro.

- Livros adaptados

O projeto adaptou 13 títulos, incluindo “Come, menino”, de Letícia Wierzchowski, “A Mulher que Matou os Peixes”, de Clarice Lispector, “Um Sonho no Caroço de Abacate”, de Moacyr Scliar e “A Aldeia Sagrada”, de Francisco Marins.

Os livros possuem diferentes recursos de acessibilidade, como narração e texto em português, audiodescrição e animação das imagens, tradução e interpretação em Libras e leitura fácil. Todas as obras podem ser acessadas no site da instituição e ficam disponíveis para acesso após um pequeno cadastro.

Além da disponibilização das obras literárias a ação ainda compreende a realização de oficinas para profissionais que tenham interesse em expandir a formação em práticas acessíveis e inclusivas.

- Formação em práticas inclusivas

Educadores que pretendem ampliar os seus conhecimentos sobre práticas inclusivas podem aproveitar as oportunidades de bolsas de estudos de pós-graduação do Educa Mais Brasil. O curso de Educação Inclusiva, por exemplo, é uma oportunidade para professores que desejam trabalhar com a educação especial inclusiva.

Disponível na modalidade de pós-graduação, o curso especializa os profissionais da área educacional para sobre as estratégias, técnicas e metodologias para atuação com deficiências físicas e cognitivas. Com as bolsas do Educa, você tem até 70% de desconto nas mensalidades. Faça a sua inscrição e garanta o seu benefício.