Espaço do aluno:

Notícias

Saiba como estimular o hábito da leitura nas crianças

@Fonte: Globo

Quarta, 07 de outubro de 2020

Estimular o hábito da leitura resulta em uma série de benefícios para a criança

A pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, divulgada este mês, mostrou que apenas 52% dos brasileiros têm o hábito de ler livros, uma redução de 4% em relação a 2015. Mas também teve boa notícia. De acordo com o estudo, realizado pelo Instituto Pró-Livro e Itaú Cultural, com dados coletados de outubro de 2019 a janeiro de 2020, a única faixa etária que registrou crescimento no número de leitores foi a de crianças de 5 a 10 anos.

Para a professora, escritora e doutora em Educação, Lilian Menegucci, este dado traz um pouco de esperança em relação ao desenvolvimento do público leitor no país.

- O incentivo à leitura na infância é fundamental. O quanto antes começarmos a fazer esse processo de estímulo, mais chance teremos de formar leitores e leitoras para um país que precisa ter uma população que leia, eque faça isso por perceber que o livro traduz possibilidades de muitas aprendizagens — afirma a professora.

Ler, porém, vai muito além do que aprender novas coisas. Estudos apontam que os benefícios do contato com a leitura são importantes desde os primeiros meses de vida, como explica a psicóloga, biblioterapeuta e contadora de histórias Bianca Lopes. O hábito de contar histórias para a criança promove o desenvolvimento da linguagem e até a criação de vínculos com as figuras parentais:

- Ao nutrir o imaginário da criança por meio dos livros, damos possibilidades de construir ferramentas para que ela seja resolutiva na vida. Tanto nas questões mais práticas quanto no campo emocional. Isso facilita a elaboração psíquica, de conflitos próprios do desenvolvimento infantil.

Ao longo do crescimento, a leitura continua importante para o avanço de inúmeros aspectos, mas também facilita o desenvolvimento de empatia, criatividade e capacidade resolutiva.