Espaço do aluno:

Notícias

Jogos de matemática para crianças: confira 9 sugestões!

@Fonte: Folha Vitória

Quarta, 02 de dezembro de 2020

Jogos de matemática para crianças são ótimas ferramentas de aprendizado, principalmente nos primeiros anos de escola. Além de ser divertido jogar, esse tipo de atividade deixa os pequenos familiarizados com os números e ajuda as crianças a perder o medo de estudar matemática.

O melhor de usar esse tipo de estratégia é que há diversos jogos disponíveis e a maioria deles é bem simples e acessível. Games on-line também podem ser utilizados, mas é sempre bom avaliar o grau de dificuldade do jogo, que deve ser de acordo com a idade da criança.

- Matkids

O Matkids é um dos jogos de matemática para crianças. Na página, existem diversos games com graus diferentes de dificuldade, respeitando a idade e ano em que a criança está na escola. Então, os pequenos podem aprender operações simples, como adição, subtração, multiplicação e divisão e ainda vão aprender sobre como calcular as compras no supermercado.

O site é uma excelente ferramenta para as crianças, pois eles aprendem brincando e ainda desenvolvem habilidades como concentração e capacidade de resolução de problemas.

Uma vantagem do site é que ele tem jogos na qual o aluno aumenta sua classificação por cada conta resolvida. Isso é um fator motivacional que vai fazer os pequenos estudarem até se tornarem gênios com os números!

- Bingo infantil

O bingo infantil é um dos jogos de matemática para crianças mais eficientes para que elas conheçam os números. O ideal é começar a jogar com os pequenos assim que eles entram na pré-escola ou até um pouco antes, para que eles fiquem familiarizados com os números.

A brincadeira funciona da mesma forma que o bingo tradicional. Basta entregar uma cartela com números para o seu filho e cantar os algarismos para que eles identifiquem na cartela.

- Jogo de palitinho

Ideal para crianças que estão no jardim de infância, o jogo dos palitinhos é bastante utilizado para apresentar o número a elas. Mas não precisamos esperar que nossos filhos entrem na escola para começar a ensiná-los.

A ideia do jogo é bem simples: basta colocar um painel colorido na parede e a quantidade de palitos varia de acordo com o número desenhado do cartaz. O ideal é fazer os números de 1 a 10, pois nessa idade as crianças ainda estão conhecendo os algarismos.

- Quebra-cabeça

Apesar de não estar relacionado com números, o quebra-cabeça faz parte de ótimos jogos de matemática para crianças, porque ele ajuda a desenvolver a capacidade na disciplina desde a mais tenra idade.

As versões mais básicas de jogos de quebra-cabeça ensinam as crianças sobre raciocínio espacial, enquanto os mais complexos ajudam no aprendizado sobre formas e tamanhos.

Esse tipo de jogo também é excelente para que as crianças desenvolvam habilidades como sequência e ordenação, pois elas precisam dessas táticas para agrupar as peças e formar o desenho completo.

- Blocos de construção

Os blocos de construção também são excelentes jogos para aguçar a capacidade matemática das crianças. Eles podem ser de papelão, madeira ou aqueles famosos e conhecidos como “Legos”.

Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com matemática, não é mesmo? O fato é que, para construir e organizar estruturas com qualquer peça, a matemática básica, a engenharia e a geometria se fazem necessárias.

Então, quando a criança brinca de construir algo, é como se ela fosse um engenheiro, pois usa tamanho, forma e sequência para ser capaz de montar um conjunto de blocos.

- Jogos de tabuleiro

Jogo da velha, damas e xadrez são bastante populares entre as crianças. Além disso, são bons para deixá-las familiarizadas com os números de uma forma descontraída e divertida. Eles ensinam sobre lógica e estratégia, habilidades essenciais para o desenvolvimento intelectual das crianças.

Um jogo de tabuleiro ideal para ensinar sobre noções de espaço, geometria, tamanho e proporções é batalha naval. Isso porque, durante a brincadeira, as crianças devem posicionar diversos objetos em uma área demarcada, aprendendo como organizar melhor o quadrante para caber o maior número de peças.

- Jogo da memória

Além de ser tradicional, o jogo da memória é um dos prediletos das crianças. Ele é bem simples e também ajuda a desenvolver habilidades como concentração e memorização, que são fundamentais para lidar bem com os números.

O jogo é um desafio para as crianças, já que elas dependem de sua memória para ganhar. Ele pode ajudar na matemática, porque esta é uma matéria que tem muitas fórmulas. Então, quando a criança desenvolve a capacidade de memorização, ela terá facilidade em aprender sobre fórmulas.

- Gerenciando a mesada

Muitos pais costumam dar mesada para os filhos e não há nada de errado nisso. Mas você deve ensinar o seu filho sobre a importância de gerenciar corretamente o dinheiro, pois isso fará muita diferença quando ele atingir a idade adulta.

Embora não seja um jogo propriamente dito, você pode tornar a tarefa divertida e dizer ao seu filho para ele anotar tudo o que comprar.

Ensinar as crianças como gerenciar a mesada é uma forma de elas aprenderem sobre educação financeira para terem consciência do valor do dinheiro desde cedo.

- Dominó

O dominó também é um jogo bastante divertido e ótimo para treinar a habilidade das crianças com os números. Ele é ideal para os pequenos que já sabem contar quantidades, pois é preciso agrupar as peças de acordo com a sequência numérica que corresponde ao mesmo número do quadrado anterior.

Estes são alguns jogos de matemática para crianças que podemos jogar com nossos filhos para ajudá-los a lidar com os números desde cedo. Para quem não gosta de jogos online, a maioria das opções apresentadas podem ser atrativas. Então, além de ajudar nossos filhos com os números, os games ainda nos deixam próximos de nossos pequenos nas horas de folga.