Espaço do aluno:

Notícias

Brincadeiras em família estimulam criatividade e desenvolvimento das crianças

@Fonte: Agora no RS

Quarta, 03 de abril de 2019

Em um mundo cada vez mais tecnológico, fazer com que as crianças – e até mesmo os pais – fujam de atividades em computadores, tablets e videogames virou um desafio. Uma pesquisa encomendada pela TRIS, marca desenvolvida pela empresa gaúcha Summit, mostra que pais e professores não têm dado à criatividade o valor que ela merece. “Hoje, o que 70% das empresas buscam é a criatividade. Mas grande parte das escolas não dá ênfase à música e à arte, por exemplo, gerando um descompasso entre o que as empresas querem e o ensino oferece”, destaca Guilherme Catta-Preta, diretor comercial da TRIS. Para exercitar a criatividade e ajudar no desenvolvimento de crianças e adolescentes, uma dica são os trabalhos manuais e os brincadeiras em família. A oficineira da TRIS Tatiana Suarez, dá dicas de atividades que podem ser desenvolvidas.

Atividades:

– Jogo da Memória Criativa. Nele, você vai precisar de papelão, pedaços de folha de papel e lápis de cor TRIS Soft Color. É superfácil! Basta desenhar nos quadradinhos e depois colar no papelão. “A importância do jogo da memória entre pais e filhos é que, além da aproximação, ele também gera uma memória afetiva do momento. E o jogo se torna uma propriedade autoral”, explica Tatiana.

– Monstros Malucos, Cara Metade e Dicionário Maluco. Nelas, as crianças vão estimular a atenção, o imaginário e, claro, a criatividade. Para a psicopedagoga Juliana Vargas é necessário que as crianças tenham experiências sensoriais. “O brincar tem uma simbologia enorme, onde muitos acontecimentos giram em torno dessa atividade. O mundo se abre diante dos olhos curiosos e interessados de uma criança, e ela vai vivenciar novos aprendizados e novas experiências”, explica. Afinal, viver situações lúdicas e de exploração pode trazer muitos benefícios para pais e filhos. “São momentos únicos que precisamos resgatar na infância e que, com certeza, vão formar memórias inesquecíveis e trabalhar um lado fundamental do desenvolvimento da criança”, completa.

Confira como as brincadeiras podem ser produzidas:

- Monstros Malucos
Pais e filhos pegam, cada um, uma página em branco, e desenham um ser imaginário a partir de três diferentes elementos que podem ser escolhidos por eles. Uma boa oportunidade para brincar e criar com o seu filho.

- Cara Metade
Aqui um estímulo à atenção. Observar os detalhes da ilustração e refazer a outra metade dela. Esta brincadeira também pode ser feita com xerox das fotos da família.

- Dicionário Maluco
Nesta brincadeira, primeiro separamos palavras, depois separamos em sílabas, ou as cortamos pela metade. A partir daí, a brincadeira começa. Juntando pedacinhos de palavras e criando novas palavras com novos significados. Após a nova palavra ter sido inventada, o desafio é desenhar o que ela representa. Alguém sabe o que é um “VELASACRO”? Não? É fácil! É um saco veloz! E uma “SALAPERA”? Uma salada de pêras!