Espaço do aluno:

Notícias

Como escrever um bom resumo

@Fonte: Educa Mais Brasil

Quarta, 22 de maio de 2019

Confira dicas para conseguir utilizar o resumo nos estudos

Aprender como escrever um bom resumo é uma prática que auxilia os estudantes na otimização do tempo nos estudos. A técnica possibilita que os conhecimentos sejam assimilados em pouco tempo, proporciona maior direcionamento as partes mais importantes dos conteúdos e proporciona melhores resultados com a revisão da matéria.

Para isso, é necessário construir um resumo que faça sentido e apresente os tópicos principais do assunto estudado. Se engana quem pensa que escrever um resumo é tão fácil. Mas, colocando em prática as dicas que separamos será mais fácil dominar a técnica. Veja:

- Leia o assunto várias vezes:

Antes de iniciar o resumo, tente compreender o máximo de informações. Leia o texto algumas vezes e responda alguns exercícios. Essa etapa é fundamental, pois sem o mínimo de compreensão do conteúdo ficará mais difícil para o estudante definir o que merece maior atenção no resumo. Após a compreensão inicial acerca do conteúdo, o aluno terá mais domínio e facilidade na construção do seu resumo.

- Separe as partes mais importantes:

Em uma nova leitura, busque palavras-chave sobre o tema estudado. Sinalize também frases importantes e conceitos. No caso de algumas disciplinas exatas, por exemplo, marcar as fórmulas será essencial para os estudos. Nas matérias de humanas lembre-se que os nomes de alguns personagens são necessários, conceitos, datas, etc.

Não adiantar tentar fazer um resumo e marcar o texto inteiro. Para essa etapa ter habilidades com interpretação de texto é essencial. Além disso, a participação ativa em sala de aula auxilia o estudante no momento em que se dedica a resumir os aspectos importantes da matéria.

- Construa mapas mentais:

Após reunir essas informações, você pode organizá-las de modo que facilitem a visualização. Uma boa dica é aprender como fazer mapa mental e utilizar a técnica para melhorar a compreensão nos estudos. O mapa mental possibilita que o estudante possa utilizar a criatividade e fugir do tradicional resumo em texto corrido da esquerda para a direita. É possível mesclar cores, tamanho das letras, formatos, etc.

- Reescreva as informações com as suas palavras:

Um resumo deve ser direto, por isso a seleção de palavras-chave, frases e conceitos mais significativos. Uma boa forma de resumir as informações e até melhorar o entendimento sobre o tema estudado é reescrever com as suas palavras, priorizando o entendimento próprio acerca do assunto. Uma boa dica é escrever o que é, porquês de um fato, quando, onde, etc. Assim fica mais fácil entender a matéria e conseguir as notas desejadas e fugir da DP na faculdade ou recuperação na escola.