Espaço do aluno:

Notícias

O ponto de partida para quem deseja escrever textos melhores

@Fonte: Exame

Quarta, 26 de junho de 2019

Evite frases prontas e outros descuidos seguindo as dicas do professor Diogo Arrais para escrever melhor

Alguma vez na vida já catalogamos as palavras que representam nosso Negócio, nossa marca, nossa carreira? No dia a dia, procuramos – de fato – ser criativos e coerentes em relação ao vocabulário e à nossa imagem?

Muitos profissionais não alcançam um objetivo porque são confusos, não preparam o texto, passam desleixo.

1. O QUE VOCÊ LÊ

A leitura proporciona milagres. Basta observarmos quem se destaca; basta lembrarmos os conselhos dos nossos professores. No entanto, a grande dúvida: que obra ler?

Além das referências na área de atuação, é importantíssimo o contato com obras que ampliarão vocabulário, senso crítico, gramática, compreensão textual.

Dez escritores mágicos: Rachel de Queiroz, Clarice Lispector, Adélia Prado, Lygia F. Telles, Cora Coralina, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa.

2. COMO É A EXPOSIÇÃO

Até mesmo dentro dos nossos lares, expomos ideias, frases, sentenças. Quantas vezes refletimos sobre como determinadas palavras podem machucar nossos ouvintes?

O descuido – na vida pessoal e profissional – resultará em uma mensagem muito confusa. Em muitos casos, não basta apenas ter o conhecimento sobre um assunto: as pessoas querem ser bem tratadas; elas querem comunicadores didáticos, pacientes, bem-humorados.

3. MÍDIAS SOCIAIS

Comecemos a notar ainda mais os profissionais respeitados: veja como são, em tese, preocupados com o que “postam” nas mídias sociais.

Dediquemo-nos, nessas redes, aos temas referentes à área de atuação e a temas construtivos, inserindo legendas, textos gentis, humanos e responsáveis. Quem busca ser um grande líder precisa começar já.

No lugar de frases prontas, uma sugestão é buscar o autoral, o original e o que alterará o comportamento de quem lê. Exemplo: compartilhar obras, filmes vistos, valores educativos, postura de estudioso.

Para crescer no mundo profissional, o cuidado com a palavra é essencial, pois ela é extensão da nossa imagem, da nossa marca.