Espaço do aluno:

Notícias

Por que você deve parar de apenas ler e começar a estudar

@Fonte: Educa Mais Brasil

Quarta, 04 de setembro de 2019

Entenda a diferença entre ler e estudar e potencialize o seu rendimento

Existe uma grande diferença entre ler e estudar e entender essa distinção pode ser crucial para os resultados que se deseja alcançar nos estudos. Pode parecer um pouco estranho ou até mesmo surreal, mas se você dedica horas à leitura e não para realmente para estudar, é bastante provável que o seu rendimento continue abaixo do esperado.

- Qual é a diferença entre ler e estudar?

De acordo com o dicionário Priberam, ler é "decifrar através do reconhecimento de um determinado código". Por isso, podemos ler um livro, uma partitura de música, uma receita ou um gráfico com informações estatísticas. A leitura não exige necessariamente uma ação do indivíduo. No entanto, ela é mais eficaz quando o sujeito se posiciona sobre aquilo que está lendo.

Por isso, estudar, de fato, requer do estudante uma ação mais ativa. Ou seja, para aprender é necessário ler, pesquisar, refletir sobre o fato lido, falar a respeito, exercitar, etc. Se você realmente quer aprender um assunto, deve parar de apenas ler sobre ele e começar a realmente estudar. Durante o tempo que dedica aos estudos, faça uma leitura e coloque em prática algumas dicas para potencializar o seu rendimento. Confira algumas delas abaixo:

- Faça anotações
- Crie mapas mentais
- Fale sobre o que aprendeu
- Faça exercícios
- Faça resumos
- Pesquise temas relacionados ao assunto estudado

Conforme visto, ler faz parte de estudar, mas estudar não se restringe a apenas ler. Assim, você tem mais chances de conquistar a vaga no curso dos seus sonhos.