Espaço do aluno:

Notícias

Frases para iniciar a conclusão de uma redação

@Fonte: Educa Mais Brasil

Ter�a, 10 de setembro de 2019

Saiba também como iniciar a sua conclusão

Estudantes que se preparam para um concurso devem conhecer algumas frases para iniciar uma conclusão. A redação é uma parte fundamental dos exames e exige dos estudantes a capacidade argumentativa, conhecimentos sobre produção textual, principalmente a redação dissertativa, e ampla visão social e cultural.

A conclusão, como o próprio nome diz, é a parte que fecha o texto. Ela deve conter uma retomada do tema abordado, uma perspectiva sobre o assunto, a análise final das informações e argumentos utilizados no texto e possibilidades para serem exploradas futuramente.

- Como começar uma conclusão

Antes de dar início a sua conclusão, é importante ter bem definida a proposta e o tipo de texto. No caso dos vestibulares o principal gênero é a dissertação argumentativa. Nesse caso, é fundamental apresentar alguma solução para o problema proposta no tema.

A conclusão não é o local ideal para novos argumentos. Eles devem ser acrescentados ao desenvolvimento. Nela, é importante retomar o assunto discutido e realizar um fechamento sobre tudo o que foi abordado. Confira um exemplo abaixo:

Tema: Publicidade infantil em questão no Brasil (Enem 2014)
Autora: Gabriela Costa – Redação nota 1000 do Enem

"A legislação brasileira necessita, portanto, continuar a romper com as barreiras impostas pela indústria publicitária, a fim de garantir que o público supracitado não seja alvo de interesses comerciais por sua inocência e fácil persuasão. No âmbito educacional, as escolas devem auxiliar na formação de cidadãos com discernimento e capacidade crítica. Desta forma, é importante que sejam ensinados e discutidos nas salas de aula os conceitos de cidadania, consumismo, publicidade e etc., adequando-os a cada faixa etária".

Frases e palavras para a sua conclusão

Em nosso vocabulário, há algumas palavras e frases que passam a ideia de conclusão Elas são ideais para iniciar e dar seguimento a sua conclusão. Veja uma lista com alguns exemplos:

- Portanto, logo, então
- Diante do exposto
- Dessa forma
- Em virtude dos aspectos abordados
- Tendo em vista o que foi mencionado
- Diante dos fatos analisados
- Por todos esses aspectos
- Levando-se em consideração esses aspectos