Espaço do aluno:

Notícias

3 técnicas de memorização de conteúdos para estudantes

@Fonte: Educa Mais Brasil

Quarta, 25 de setembro de 2019

Confira algumas práticas criadas por especialistas que melhoram os seus estudos

Você tem a sensação que estuda, mas acaba esquecendo o conteúdo? A razão desse problema pode ter causas variadas. Existem algumas técnicas de memorização de conteúdo que podem ser colocadas em prática para auxiliar os estudantes que se dedicam ao concursos. As técnicas estão descritas no livro Make it Stick: The Science of Successful Learning do escritor Peter Brown e dos psicólogos Mark A. McDaniel e Henry L. Roediger III.

- Prática de recuperação:

A obra trata sobre a prática de recuperação (retrieval practice). Basicamente A abordagem propõe a inclusão de um tempo entre as seções de estudo para o cérebro recuperar a informação preservada na memória. A técnica da recuperação não deve necessariamente ser colocada em prática logo após a seção de estudo, mas em um momento posterior. Confira abaixo outras técnicas de memorização descritas no livro.

- Prática variada:

Esta prática consiste em realizar o mesmo exercício de formas variadas. O objetivo é ampliar o aprendizado através de exercícios que trabalhem um tema a partir de diversos ângulos. De acordo com o livro, estudos mostram práticas diversificadas estimulam partes diferentes do cérebro. Nesta prática, apesar do esforço cognitivo ser maior, o aprendizado é mais elevado e prolongado, pois está relacionado a memória a longo prazo.

- Prática intercalada:

Essa é uma das dicas para melhorar os estudos. A prática consiste em intercalar as disciplinas e temáticas durante um período de estudo. Ela se opõe a prática massiva na qual o estudante estuda um único conteúdo ininterruptamente. Além de evitar que o estudo fique enfadonho, a técnica estimula uma revisão maior do assunto visto que é necessário rever o assunto antes de reinicia-lo.