Espaço do aluno:

Notícias

10 dicas para estudar Português

@Fonte: QConcursos

Quarta, 30 de outubro de 2019

Português é uma disciplina que, com toda certeza, cairá no seu concurso. Seja na parte de conhecimentos básicos ou na parte de conhecimentos específicos (neste último caso, somente para cargos que lidam diretamente com a língua, como professores e jornalistas). Sendo assim, é muito importante dedicar um tempo especial para essa matéria em seu cronograma de estudos. Veja 10 dicas essenciais para que você compreenda melhor esse conteúdo e para que o aprendizado se torne menos cansativo:

1 - Analise o edital e selecione os conteúdos
Alguns editais são mais organizados e enumeram as partes do conteúdo:

Exemplo: 1 - Ortografia; 2 - Pontuação; 3 - Separação silábica, etc.

No entanto, há editais que não enumeram os conteúdos e apenas citam uma palavra ou expressão síntese:

Exemplo: Formação das palavras. Período simples. Período composto por subordinação, etc.

No segundo caso, o candidato deve estar mais atento, pois os conteúdos são separados apenas por pontos e, às vezes, dois ou mais conteúdos podem ser resumidos em apenas uma palavra.

2 - Verifique se o edital cita uma bibliografia base
Alguns editais disponibilizam uma bibliografia que deverá ser seguida nos estudos. Na parte de português, geralmente, a bibliografia é composta apenas por gramáticas. Isso é muito importante, visto que diferentes gramáticos podem discordar de determinados assuntos. Por exemplo, se a banca cita no edital que a gramática a ser seguida será a do autor Evanildo Bechara, então deve-se estudar suas teorias e não as de outros estudiosos.

3 - Veja videoaulas de conteúdos que você ainda não domina
Para a teoria não ficar apenas nos livros (o que se torna muito cansativo!) assista videoaulas sobre conteúdos que você ainda possui dúvidas. Por serem mais dinâmicas e resumidas, as videoaulas são ótimas ferramentas para entender melhor um assunto e ainda aprender de maneira mais rápida. Aqui no Qconcursos temos diversas aulas de Português e que podem ajudar muito nos seus estudos.

4 - Resolva questões (muitas questões!)
Já foi comprovado que estudar por questões é um dos métodos mais eficazes para assimilar o conteúdo. Além disso, ao resolver questões, você aprende a linguagem da banca e suas possíveis “pegadinhas”. Para ficar ainda melhor, muitas organizadoras repetem questões. Porém, para que o estudo se torne mais eficaz, é muito importante usar os filtros corretos: banca, instituição e cargo que são voltados para o seu concurso.

5 - Leia os comentários dos alunos e do professor
No Qconcursos você consegue ler e responder os comentários de outros alunos sobre determinada questão. Essa troca de informações é essencial para fixar o conteúdo. Ainda, as questões mais solicitadas são respondidas por professores. Os comentários e vídeos desses profissionais contribuem para entender a banca e a estratégia que foi utilizada para encontrar o gabarito.

6 - Faça resumos
É um método antigo, mas que ajuda muito, principalmente na parte de Português. Os resumos por tópicos são os mais indicados, pois ajudam na fixação de teorias. Para relembrar, por exemplo, o que é uma oração subordinada adjetiva restritiva ou uma oração subordinada adjetiva explicativa, nada melhor que um resumo com exemplos para ajudar na distinção entre uma e outra.

7 - Elabore mapas mentais
Essa estratégia serve muito bem para alunos que preferem resumos mais visuais. Por exemplo: tente montar mapas com a distinção entre tipo e gênero textual; interpretação e compreensão de texto; sentido denotativo e conotativo; entre outros assuntos.

8 - Analise qual conteúdo foi o mais abordado na última prova do concurso
Se o concurso escolhido já teve alguma prova aplicada, observe qual conteúdo foi mais recorrente. Há sempre conteúdos que caem mais do que outros e, ainda, conteúdos que estavam no edital, porém a banca não os abordou. Com o estudo da última prova, sua preparação será mais adequada. Se, no entanto, não houve última prova, verifique a avaliação mais recente da banca ou da instituição.

9 - Veja qual conteúdo é o preferido da banca
Sempre existe algum conteúdo que é o mais queridinho da banca. Por exemplo, o CESPE ama questões sobre sinônimos e antônimos; já a FCC tende a elaborar mais questões sobre reescrituras de frases; a FGV trabalha com compreensão de texto… Sendo assim, ao treinar questões da banca, você consegue um panorama sobre qual conteúdo é o mais abordado.

10 - Revise o quanto puder
Dica clichê, porém essencial: revise! Crie cadernos de questões, leia seus resumos, responda questões que você errou. No entanto, o dia antes da prova é sagrado para o descanso. Portanto, relaxe, se alimente bem, veja um filme… A mente pode ser inimiga se você estiver estressado ou ansioso. Tire esse dia para cuidar dela e do seu corpo.