Espaço do aluno:

Notícias

Reta final: como otimizar o aprendizado no término do ano letivo

@Fonte: Educa Mais Brasil

Quinta, 14 de novembro de 2019

Dicas para você reconquistar a motivação para os estudos

A reta final do ano letivo geralmente vem acompanhada de muito cansaço e até desmotivação. No entanto, é importante não entregar o jogo e tomar cuidado com as notas vermelhas e a temida DP. É importante ressaltar que a grande maioria dos estudantes passam por esse período. Por isso, tenha em mente que você não está sozinha (o).

Existem algumas atitudes simples que podem fazer a diferença no modo de lidar com a reta final do ano. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você colocar em prática agora mesmo. Veja:

- Cuide do corpo e da mente

Praticar atividades físicas estimula o nosso cérebro, o que contribui com o nosso aprendizado. Portanto, que tal incluir uma rotina de exercícios em sua agenda? Já é possível notar diferença com apenas 15 minutos por dia dedicados à prática de atividades físicas. Além das melhorias para a saúde, os exercícios também auxiliam no modo como lidamos com o estresse.

Além do corpo, é crucial cuidar da saúde mental. É cada vez maior o número de estudantes que sofrem com ansiedade e depressão, aumentando as taxas de suicídio ao redor do mundo. Por isso, mesmo com a rotina de estudos, não deixe de separar um tempo para cuidar da sua mente. Os exercícios físicos também são aliados nessa jornada, assim como o acompanhamento psicológico, meditação, entre outras práticas.

- Evite as distrações

É final de ano e naturalmente fica mais difícil manter a atenção voltada para os estudos. Então, que tal usar todo tempo disponível para se dedicar às atividades e conseguir até mesmo otimizar os seus estudos? Evite as distrações, como celular, televisão e entra e sai de pessoas. Escolha um local mais silencioso para conseguir estudar com mais tranquilidade.

Não esqueça de intercalar as matérias como uma forma de evitar que o conteúdo fique enfadonho. Realize intervalos entre as disciplinas para relaxar e conseguir voltar com ainda mais foco.

- Foco nas férias

Quem não gosta de pensar nas férias, não é mesmo? Então pense que cada vez mais você está mais perto do tão esperado descanso. Não somente isso. Foque em seus objetivos, aquilo que almeja para o futuro. Visualizar as suas metas ajuda na motivação e pode dar aquele gás que falta para concluir o ano letivo.